Ano de 2011 quase no final,é tempo de fazer um balanço, é tempo de matar saudades de escrever no blog, é tempo de agradecer, de recordar, de esquecer e acima de tudo, de acreditar.
2011 foi um ano complicado. 2012 palpita-me que vai seguir o mesmo caminho...mas afinal de contas tem vindo a ser sempre assim...e o pessoal vai continuando a nadar na tona.
Nota negativa este ano para o Pai Natal, esse cabrão que ficou com o mérito de ter dado a maravilhosa, fantastica e espectacular bicicleta á minha filhota...enquanto eu, que inchei na altura de a pagar , fiquei com o prémio de consolação....ah e tal, ó pai o capacete que me deste até é giro...
Por mim, fica ja a saber queridinho Pai Natal que para o ano vais-te dar muito mal... Mais dar chiclas e rebuçados a toda a gente e depois diz-me se foi bom o Natal pra ti....
Assim de repente esta situaçao faz-me lembrar o emprego de cada um de nós em que nos esfalfamos todos a trabalhar e o chefe na hora da verdade é que fica com os louros pelo excelente desempenho....ate parece real, não?
Continuando esta retrospectiva e querendo esquecer o "paizinho natalicio" , este ano de 2011 foi grande, diria mesmo "glorioso" no campo futebolistico. O F.C.Porto foi o campeão, encavou 5-0 ao Benfica, festejou em pleno estadio da luz ás escuras e ganhou ainda a Liga Europa frente ao fantástico Braga. No futebol ta tudo dito...o Porto ganhou o que havia pra ganhar e mais uma fruteiras pelo caminho.
No plano pessoal, 2011 foi tambem ano de mais um caminho de Santiago.
Foi o caminho de S. Salvador desde Leon a Oviedo. Este ano, na companhia do Daniel e do estreante Eusébio. Foi um caminho doloroso, de sofrimento, espectacular e um verdadeiro teste de capacidade de resistencia. Valeu a pena. No novo ano, não está ainda marcado nenhum caminho mas vamos manter a expectativa.
Num ano economicamente complicado para o país, consegui juntar uns trocos e este ano as férias foram num local de sonho. México é um destino surpreendente. Consegue ter um clima quentinho, excelentes iguarias, praias paradisiacas, ruinas e tradiçoes para descobrir, enfim, é um sitio magico que não me importava nadinha de voltar...ou de estar agora.
Ao contrário desse paraiso, temos o nosso Portugalito, que se vai arrastando, empobrecendo, envelhecendo e que luta para pagar o défice. Mudou do Socrates para o Coelho, mas a corrupção mantem-se, os mimos para os amigalhaços, os tachos para os boys. Perdemos 50% do subsidio de natal ( tas a ouvir paizinho natal?- e mesmo assim foste tu que te safaste á grande).
Para 2012 .....o que me preocupa é que vou trabalhar mais meia hora por dia enquanto a funcao publica vai lerpar no subsidio de ferias e natal...mas eles que nao se lamentem pois cá pra mim, isto é jogada de Marketing e os outros tambem vão lerpar forte e feio e o subsidio de ferias e natal tambem vai ser pro tecto... E assim a funçao publica ainda fica a ganhar no número de horas que trabalha...a ver vamos...se estou certo ou estou certo( sim, leram certo)...
Para 2012 eu quero...
Para 2012 eu desejo....
Xiça que isto dito assim até parecem as sms lamechas de ano novo que recebemos aos montes no telemovel. Para ser original eu vou dizer o que quero e cada um que trate dos seus desejos...
Ao bater das 12 badaladas eu quero estar de gatas, quero passar o ano a montar forte e feio na bike, dava-me jeito o euromilhoes, espero que ainda não seja este ano que precise de viagra, que o meu carro aguente sem avariar pelo menos mais um anito, que 2012 seja um ano sempre a rasgar...vai ser um ano muito afrodisiaco...vamos andar sempre tesos!
sábado, 31 de dezembro de 2011
Em jeito de balanço...e o cabr@o do Pai Natal!
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Rodeado de Verao, com porcos a mistura....
O verão começou.
Também é verdade que anda um pouco tímido e tirando uma boa mao cheia de dias solarengos, o Verão nao se tem feito notar.
Começam já a ouvir-se piadas acerca do Verão, piadas «secas» tipo alentejanos, mas que para quem está de férias nao acha piadinha nenhuma.
Confesso que no meio de tantos bitaites, 2 ou 3 ficaram-me na cabeça. Acabei de eleger para piada de Verão, um comentário que ouvi na rádio, sobre a semelhança ente o Verão e a Amy...ambos prometem aparecer, mas toda a gente duvida que apareçam, ou se aparecerem, vem tão fraquinhos que mais valia não aparecer.
Esta piada tinha a sua graça, antes da Amy morrer, agora já nao tem o mesmo encanto, pois pode levar as pessoas a pensar que o verão esta condenado a uma vida boémia de excessos até acabar por desaparecer de vez.
Continuando a acreditar que o Verão vai aparecer, mais dia, menos dia, não consigo ter a certeza se quero mesmo que ele apareça em todo o seu esplendor
Em algumas dessas noites tórridas , o meu corpo suado, na ânsia de ser assolado por uma leve brisa, deixou-se vencer por uma janela aberta, e com ela, vieram os pesadelos de verão....
Tenho a sorte de viver num sítio pacato, mas quando se dorme de janela aberta, qualquer barulho na noite incomoda... Primeiro começam os cães a ladrar ao ver os gatos e gatas possuídos pelo cio entre uma mistura de miados e gemidos que eu não consigo imitar.
Seguem-se os carros feitos discotecas ambulantes. É Verão e o pessoal anda com os vidros abertos e isso conduz a que a música esteja bem acima do ruído permitido por lei....
Pior que tudo isto, é ter vizinhos com as mesmas ideias que nós, que dormem também de janela aberta....
Por isso não é de estranhar quando se começa de vez em quando a ouvir um leve roncar, que vai começando bem tímido, e que vai gradualmente ganhando novo fôlego e depois já não há nada a fazer quando embalado pelo assobio que acompanha o ronco.
Ressonar, faz parte dos humanos, Roncar faz parte dos porcos, mas não há ainda quem consiga distinguir entre um e outro, pois não se trata de uma ciência exacta. Há homens a roncar como porcos e porcos a ressonar como homens.
Eu também ressono, e confesso que uma vez, estava a ter um soninho tão leve, que me ouvi a ressonar a mim próprio. Tirando raras excepções, acho que toda a gente deve ressonar...e outros devem mesmo roncar.
Continuando ainda na fase da janela aberta, é com naturalidade que o verão desperta paixões e incita ao envolvimento carnal. Quem não se lembra disso na adolescência? Por algum motivo, as paixões de verão aparecem, multiplicam-se e desaparecem num piscar de olhos. Pois bem, num desses enrolanços nocturnos pensem duas vezes antes de abrir a janela, é que os vizinhos costumam estar atentos e costumam aperceber-se quando a cama começa repetidamente a bater nas paredes, ou quando as molas do colchão desatam numa chiadeira desenfreada capaz de abalar um morcego distraído na noite.
Não, não foi o que me aconteceu, ainda, mas podia ter acontecido, há que estar atento.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Portugal, Ratings, lixos e afins...
Ora bem, pra quem anda distraido, eu faço um desenho pra ajudar a perceber isto...que é tudo muito simples, já dizia o meu professor de economia.
Vamos começar por pensar em Portugal e comparar Portugal com uma Familia. Uma Familia tipica portuguesa de 4 pessoas.
Então entra aqui o primeiro pensamento. Tal como numa familia e "no" Portugal, é preciso ter receitas e despesas. Ora bem, numa familia, a forma de obter receita é trabalhar [ não importa a profissão]. Mediante esse trabalho, os trabalhadores dessa familia recebem uma recompensa. È a camada receita.
"No" Portugal é a mesma coisa..ou melhor, quase... No portugal não se trabalha...vive-se dos rendimentos e das aparências e a receita acaba sempre por aparecer.
E quando não aparece? quando se gasta mais do que se tem? Aparece aí o segundo termo.
A divida.
Tanto para a Familia como para o Portugal, se não há dinheiro e há despesas pra pagar, existem só 2 soluções : Cortar nas despesas ou pedir um emprestimozito para abater a divida.
Qual destas opções é que tem tomado Portugal? Empréstimos atrás de empréstimos para ir pagando divida.
E as familias? Anteriormente algumas tambem eram assim. Eram, porque entretanto deixaram de o ser porque chegaram a um ponto em que já nenhum banco lhes cedia credito.
È aqui que entram as agencias de Rating(moodys e fitchs). E quem são estes fulanos? São os fulanos que dizem se temos capacidade pra pagar mais um emprestimo ou não.
E se eles dizem que nós já temos mais dividas do que patrimonio [ logo não temos nada pra garantir o emprestimo] nesse caso já não temos emprestimos pra ninguém... Quer dizer, ainda é possivel.
Se no caso da Familia os bancos já não emprestam dinheiro porque já não conseguimos pagar[ somos considerados lixo] então só resta a velha questão. Cortar nas despesas ou pedir mais um credito á cofidis e afins.
A cofidis e outros afins que dizem emprestar dinheiro fazem-no a quem já não tem credito em mais lado nenhum...e com valores de juros altissimos... É pra acabar de enterrar as familias.
Ora no caso do portugal é a mesma coisa. O Portugal tem feito empréstimo atrás de empréstimo e não tem cortado nas despesas, logo, as agencias de rating estão prestes a considerar Portugal como lixo, ou seja deixam de conceder emprestimos.
E Portugal vai ter de reduzir mesmo na despesa ou recorrer á cofidis dos países....que é como quem diz vai obter emprestimos dos "bancos da segunda liga" a juros altissimos.
E onde é que isto pára? Na bancarrota. E o que é isso? É quando já não há creditos pra ninguem, quando não se pagam os emprestimos que se têm, quando os gestores de Portugal ou de uma Familia fazem mal o seu trabalho.
Fim da primeira lição.
Trabalhos para casa: cortar nas despesas e trabalhar mais.
sexta-feira, 25 de março de 2011
O Primeiro ensaio Nocturno...
Já andava aos saltos a preparar uma saida nocturna com o Teixeira há montes de tempo...mas o tempo [rico trocadilho] não ajudava pois chovia sempre nas datas que combinavamos.
Desta vez fintamos o tempo e o Cardoso também se juntou á farra!.
De mochila ás costas, Camara fotográfica ao peito e tripé na mão estavamos preparados e artilhados para a Night!
Primeira paragem: Ponte da Arrábida!
O rio que na véspera estava tranquilo e parecia uma autentica piscina resolveu estar um pouco mais "mexido" o que limitou algumas possiveis fotos mais" estáticas", mas fizemos por aproveitar o que tinhamos.
3 marmanjos a mirar a ponte, a fazer contas de tempos de exposição e abertura, tripés montados e camaras prontas a "Flashar"...
As primeiras fotos começavam a sair, mas nada de extraordinário. Os carros que iam passando davam-nos um motivo pra nos entretermos a fazer uns "arrastões" e a boa disposição reinava. Para a próxima levamos coletes refletores...é que os condutores que se deparavam com aquele cenário pensavam que estavam a ser controlados pelos radares da bófia! Era vê-los a abrandar assim que nos viam! Melhor de tudo foi quando nessa algazarra resolvi soltar o flash que até ali estava "resgatado" e então é que o pessoal abrandava....foram momentos hilariantes. Nestas brincadeiras nem demos pelo tempo passar e já tinhamos passado as 12 badaladas quando ainda tivemos ânimo para ir até á Ponte D.Luis bater mais umas fotos.
Aqui, apesar do vento e da ponte abanar tambem deu pra fazer umas coisas engraçadas..pena é que o metro demorava sempre muito a passar...
Final da sessão fotográfica, toca a regressar a casa com um sorriso nos lábios e mortinho por descarregar as fotos no computador para ver se alguma coisa se aproveita...
Das mais de 70 fotos acabam por se aproveitar meia dúzia delas, pois não é fácil tirar fotos á noite.
Resultado: tirei mais um escape da gaveta...agora é aguardar pela próxima saída!
Obs: Este texto foi escrito ao abrigo do código ortográfico que aprendi na escola e recuso-me a mudar!
segunda-feira, 21 de março de 2011
O "Triunfo"
A Triumph não perdoa e mandou invadir as paragens de metro, os grandes outdoors da cidade e tudo quanto é espaço publicitado com a sua nova campanha...
È ve-las com os seus 3 olhares distintos a cativar " clientes" para a prestigiada marca....
Agora pergunto-me quem será o alvo da campanha megalómana...o publico feminino ou o masculino?
Afinal de contas a Triunph está a dar 5 eur por um soutien "frouxo" de qualquer marca...e quem e que usa soutiens? Hum? As meninas!
Xiça...agora parei nas sete bicas e elas continuam a olhar pra mim!
Ok, se a campanha é pra elas, faz sentido...ve-las invejosas a olhar para as 3 guapas da imagem e a pensar que elas não têm soutiens frouxos.
O problema desta campanha é que eu acho que ela não é destinada ao mulherio...mas sim aos homens distraidos deste país...Ora bem, eu dou a dica.
Nunca,mas mesmo nunca dizer a uma mulher que o soutien dela está Frouxo...ela não deve gostar...
Em segundo, gaijos, estão bem arranjados se forem apanhados com um soutien velho no porta luvas do carro e acreditem que elas não vão acreditar que é pra campanha da Triunph.
Por isso é preciso pesar bem os prós e contras e jogar pelo seguro....
Outra boa noticia é saber que as campanhas de incentivo ao abate continuam...porém uma duvida se coloca. No caso dos carros, existe uma empresa credenciada para desmantelar o veiculo e assugurar a total destruição de modo a asseguarar o minimo de danos ambientais...mas e no caso dos soutiens? O que será que lhes vai acontecer? Qual é que vai ser o destino desse "frouxo" e qual a garantia de que não vão ver vistos a circular por aí novamente?
Seja qual for o destino, uma coisa é certa... a Triumph não passa indiferente e por mim até vai aumentar as vendas...
quarta-feira, 16 de março de 2011
O assalto...
Nesta vida não quero mais nada. Atingi todos os objectivos que tinha traçado. Tenho uma familia, casa, carro, uma bike e dividas eternas para pagar...dividas que nunca mais acabam...não nesta vida, não neste país. Ontem ao chegar a casa fui assaltado. Um assalto com hora marcada que até para ser sincero já estava a contar. Fiquei a saber que nos próximos anos vou deixar de ter férias, vou ter de abdicar de poupar dinheiro e vou limitar-me a pagar contas. E porquê? Porque há uns anos atrás quis ser independente e quis começar uma nova vida. Comprei uma casa.Quer dizer ...ainda estou a comprar. Estou a paga-la ao banco. Este é o meu "senhorio" para uns bons 20 anos. E depois quando acabar de pagar essa divida? Não...não vai ser minha... Nunca vai ser minha...vou continuar a ter de pagar por ela. Num país onde tudo se paga e onde se paga várias vezes a mesma coisa com impostos em cima de impostos...não vamos longe.
Voltando ao assalto... O assalto de ontem rendeu 474.26eur aos ladrões. Esses c@brões, esses miseráveis, essa cambada de abutres, de filhos da put@. Nunca disse tantos palavrões da boca pra fora. Aliás ontem depois do assalto tive de ir andar de bike para libertar o stress e a frustração.
O assalto veio na forma de uma carta, uma carta armadilhada das FINANÇAS.
Imposto municipal de imóveis...
Maldito T2, maldito barraco que um dia foi o meu sonho. E agora ter de pagar quase 500 eur por ano a mais um "senhorio"...e mais uma divida que nunca vai acabar.
É um verdadeiro roubo.
Vou alugar uma Roulote e vender o meu barraco. Péra aí..tambem se paga selo anual. Resta-me arranjar uma tenda ou ir pra debaixo da ponte...mas se calhar até nessas 2 opções já alguém se lembrou de arranjar um imposto...
Quero ir pra ilha....
sexta-feira, 4 de março de 2011
Até podia ser Carnaval...
Ou então disfarçar-me de policia e andar com um cacetete e umas algemas de plastico e não poder prender ninguém.
Falta interpretação, falta entrega ao personagem e se virmos bem as coisas esta altura é um must pra sair da rotina e aproveitar alguma dose de criatividade.
A ultima vez que me disfarçei fui um árabe, um magnata do petróleo e nesta altura de crise é que tinha dado um grande jeito, mas o unico poço que tenho só tem 6 metros de... água.
Já sei, vou mascara-me de Tarzan! Péra aí.... De Tarzan não dá grande jeito...o personagem veste só uma tanga minuscula e com o frio que está não ia ser muito agradável e para além disso as unicas lianas que ia encontrar iam ser a heras no meu jardim...e acho que o jardineiro não ia achar lá muita piada.... Pra remediar podia sempre andar aos saltos dentro do metro com a tanguinha enfiada e ia saltando de varão em varão...ia ter a sua piada...seria o Tarzan da grande metrópole!
O problema do carnaval é que aqui pelas nossas bandas esta sempre um frio de rachar e o Carnaval parece que foi inventado pelos nossos irmãos brasileiros que só querem é sambar e usar aqueles mini trajes que não tapam nada...Falar de Carnaval sem referir os enormes desfiles de carnaval do Brasil não é permitido.... Ainda me lembro do tempo em que ficava acordado até as 3 da manhã para acompanhar em directo as imagens da tv em que o samba era rei e as rainhas andavam meio despidas....onde é que já se viu uma raínha despida? Só no carnaval ..só pode.
Em todo o caso há que dar o mérito ao pessoal que participa activamente no Carnaval e que deixa de lado as inibições e goza o Carnaval a sério.
Raínha deste carnaval é a minha princesa... Por isso hoje assim que falei com ela disse-me que hoje não era minha filha...era a minha princesinha...É por ela que o Carnaval ainda me faz sorrir...e talvez este ano me junte a ela.... Posso?
quarta-feira, 2 de março de 2011
E daqui a 2 meses?
E lanço uma pergunta: onde vou estar daqui a 2meses?
O plano está traçado. Ou melhor, ainda está a ser traçado.
Estou ansioso pelo que aí vem. Este ano estou a preparar um novo retiro espiritual....Na realidade são 2 os caminhos que vou fazer :O Caminho de S. Salvador e o Caminho Primitivo de Santiago. O primeiro parte de Léon em direcção a Oviedo e o seguinte desde Oviedo até Santiago...
Bastou ver duas fotos deste caminho pra começar a sonhar....
Numa aventura que este ano será a 4, já começamos a reunir as informações na net, já
marcamos férias, e já só temos um tema de conversa em mente....Andar de bike por caminhos esquecidos pelo homem, andar dias e dias de bike do nascer ao por do sol...e gozar a vida....sem relógio...sem saber onde começar ou acabar o dia...
O que nos move? Não dá pra dizer ao certo...por isso me chamam maluquinho...sádico e outros mimos identicos... Mas eu não me importo....nadinha!
Por isso não é de estranhar que depois de ter decidido que vou usar uma mochila pra levar as minhas tralhas deitei mãos á obra e passei na Decathlon para aproveitar os saldos e comprar uma por um preço mais convidativo... Vi uma que gostei e toca a meter para dentro da mochila 2 sacos de 3 kg cada que tinha lá pra servir de amostra e ali estava eu com 62 eur ás costas...e a carregar quase 8 kg [ a mochila pesa mais de 1.5 kg!]... Nada melhor para esperimentar a mochila do que andar pela Decathlon ás compras com a mochila ás costas.... A mochila revelava-se muito confortável...mas ao fim de meia hora ja se fazia notar.... Pelo que cheguei a conclusão: ou arranjo uma mochila menor e levo menos tralhas....ou então vou ficar com as costas num verdadeiro 8...
Ainda não me decidi pela compra mas já fiquei com uma ideia... E já nada me tira essa ideia....
A partida está agendada para 2 de Maio e até lá vou começar a andar de bike de mochila ás costas pra me começar a habituar... Está quase! E daqui a 2 meses? Vou ser criança outra vez!
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
A revolta das saias...
Ainda me estou a habituar á ideia das botas de montar a cavalo ou dos saltos altos...por entre um par de leggings
Isto de ser critico de moda deve ser muito complicado ficar isento na altura de mandar um bitaite...
Não é que as meninas, senhoras e demais coisas do sexo feminino andam por aí a exibir orgulhosamente os traseiros em trajes meio...interiores.?
Eu gosto de ver...aliás já virei várias vezes o pescoço e numa dessas vezes até tropeçei só pra ver se aquelas leggings eram feitas de licra, algodão, fibras sinteticas, ou outro tecido "colante"...
Ainda não fiquei foi totalmente esclarecido é se em alguns casos não há dinheiro para leggings e o mulheraço sai pra rua em meia calça...e depois tapa por cima com uma camisola comprida ou com um cinto mais largo que apanharam á mão de semear na cómoda da gaveta dos cintos....com o intuito de tapar alguma coisinha...mas não muito... Ou então esqueceram-se da sais...
Fico na expectativa de que com o aproximar da primavera se começem a usar outro tipo de leggins mais....arejadas...e mais curtas... e deixem de se usar os cintos...
Para ser sincero...quem veste leggins sabe que tem corpinho danone...pois ainda não vi por aí nenhum aborto que me tenha originado uma cegueira instantânea....o que é agradável de constatar.
Aquilo que anteriormente só estava acessivel nos healt clubs [embora suados] , passou a ver-se também em alguns domingos soalheiros junto á beira mar e agora passou a ser comum também no dia a dia...
Já detectei é que as leggins não devem segurar bem na cinta...é frequente ver as belezocas a arregaçar e a puxar as leggings para cima, não vá ficar algo menos saliente...
Agora que estou a chegar a casa, começo a ficar ansioso...vou enfiar as minhas calças de licra e vou montar na minha bike....afinal estou na moda...só me falta o corpinho danone!
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Como treinares o teu Dragão...
Pois bem...na vida real como treinar um dragão também dava um filme porreiro...Porreiro pá!
Em dia cinzento...após o desaire do dragão ainda não consegui perceber onde estive ontem á noite. Quer dizer...estive no estádio do dragão... a ver ovnis...[objectos voadores não identificados]
Estádio cheio...gunas em todo o lado..gandins aos saltos...grande aparato policial tipo Robocops, claques sedentas de sangue...petardos aos estouros e dois golitos oferecidos.
Foi um jogo fraco...em que o menos mau foi o benfica. O Porto foi irreconhecivel. Confesso que era dificil manter os olhos no relvado pois havia outro espectaculo nas bancadas. Um espectáculo deprimente proporcionado gratuitamente pelas claques. Com o golo do benfica o espectáculo baixou ainda mais o nivel e começaram a chover cadeiras aos simples adeptos de futebol que ali estavam pra outro espectáculo..e para o qual tinham pago bilhete...quer dizer..se fossem todos como eu que vou á bola quando arranjo convite se calhar as claques eram dispensáveis. Ainda na parte em que choviam cadeiras, quer dizer, [choveram durante todo o jogo] era dificil perceber onde estava o maior foco de raiva no estadio...
Não vale a pena ir aos estádios quando se sabe de antemão que irão lá estar em disputa não os 3 pontos ou uma vitória, mas sim a reputação das claques.
E agora quando for na Luz vai ser a vez dos super dragoes e do colectivo serem escoltados como touros a caminho da matança....e partirem o dobro das cadeiras que os no name partiram no dragão e etc e tal...
Por momentos durante o jogo ainda me senti ameaçado por um jóvem na fila de baixo que me olhou com um olhar que me queria fuzilar só porque disse que o HULK tinha caido sozinho e não era falta...e disse isto com uma camisola azul e branca vestida...
Isto assim não acaba nunca..isto não é desporto....é pena...
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Alguém que chora...
Tudo começa num carro. Um carro normal mas que se destaca dos restantes por estar mal estacionado.
Por momentos dou por mim a pensar que ali estava mais um carro de algum fulano que tinha a mania de ocupar dois lugares de estacionamento.
Num olhar que me prendeu por longos momentos vi alguém a chorar. Alguém que não tinha conseguido escolher um lugar nem uma pessoa pra desabafar.
Tinha as mãos na cara, lavada em lagrimas. Estava a sofrer. Aquele parque de estacionamento junto ao rio tinha sido uma paragem numa qualquer viagem interrompida.
Não consegui tirar aquela imagem da cabeça. Na minha cabeça martelavam varias coisas que poderiam justificar aquele descontrolo emocional. Poderia ter perdido alguém importante, poderia ter tido uma discussão, poderia ter perdido um emprego...tantas coisas.
O que se deve fazer perante uma imagem destas?
Afinal de contas não era nada comigo. Vivemos numa sociedade frenética que não pára, que não observa. Mas quem era aquela mulher? Que direito tinha eu de me intrometer? Se batesse ao vidro e lhe perguntasse se poderia ajudar ela iria abrir o vidro?
Raios. Que maneira de começar o dia.
Virei costas e vim embora trabalhar. Enquanto estava parado no transito dei por mim a ouvir uma musica que passava na radio que tinha um refrão que dizia algo do tipo " tenho sorte de estar apaixonada pelo meu melhor amigo" da Colbie Caillat vrs Jason Mras.
Parei o carro e arranquei uma flor amarela que tinha ali mesmo na beira da estrada.
Dei meia volta e segui a caminho novamente daquele carro mal estacionado.
Quando lá cheguei aquela mulher que nunca tinha antes visto já não estava a chorar. Tinha a cabeça pousada no volante.
Parei o meu carro. Saí. Bati ao vidro e mostrei-lhe a flor. Ela abriu um pouco o vidro e um pouco engasgado disse-lhe que a tinha visto a chorar e perguntei se estava melhor. Ela estava surpreendida de me ver ali. Encolheu os ombros e tinha novamente os olhos com lagrimas. Disse-lhe que não faz mal chorar e só queria que ela ficasse um pouco melhor.
Arranquei-lhe um sorriso timido e vim embora depois de ela me ter dito que ja estava melhor.
Não fiquem indiferentes. Observem. Actuem. Mudem a vida de alguém. Muda a tua vida. Muda a minha vida.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Cansa até quando fazemos o que gostamos.
Assim que chego a casa recebo as boas vindas...mas com alguma distancia...não sei se seria da lama que me cobria ou do cheiro a suor que tinha conseguido bater aos pontos o meu rexona 48h non Stop.
Acho que foi uma mistura das duas coisas...mas nada que um banho e uma máquina de lavar não resolva.
Voltando um pouco atras..antes da lama: Bem cedo levantei-me pra ir cumprir o meu dever. Domingo de Eleições. Não há nada como ir andar de bike pra refletir nos candidatos!
Á hora combinada o Dream Team das bikes de rodinhas[ eu, o Daniel e o meu Mano velho] lá estavamos na Sobreira pra cumprir os 30km do percurso de BTT.
A táctica era fácil: deixar que todos arrancassem e fazer a prova ao nosso ritmo pra chegarmos ao fim.
Se no inicio ainda estavamos indecisos entre a prova de 30 ou 50 km, rapidamente começei a pensar que já não tinha duvidas...os 30 km iam ser ao certinho.
O ritmo começou bem rapidinho e cedo começei a perceber que isto de passeios de btt não há táticas...é dar ao pedal até aguentar...parecia que andava tudo a roubar e a fugir...
Ora... Não contente de ver uns mancos e outros ceguetas montados em Bike tours a passarem por nós, tivemos de nos impor.
E toca a pedalar como se tivessemos hora marcada pra almoçar. Começamos a fazer a prova de tras para a frente e a altrapassar os mancos. Depois os ceguetas e depois começamos a apanhar os domingueiros...esses já eram do nosso campeonato.
De vez em quando lá via o Eusébio a tentar escapar ao pelotão...mas ele tava em alta pedalada.
O percurso era rápido e depois de bastante rolar apareceram as subidas. Nada de especial e depois teria uma enorme recompensa: uma enorme descida com grandes saltos a uma velocidade vertiginosa por entre um serpentear que não tinha memória de nada igual!
Melhor ainda foi ver que depois deste brilharete tinhamos o abastecimento á espera. Belas Laranjas, bananas, sandes, bolos,sumos, tudo a provar que a organização tava em grande e não tinha falhas.
Depois de bem compostinhos continuamos para a segunda parte...em que a lama foi o ponto alto. Vários percursos single tracks bastante escorregadios e lama...muita lama á mistura!
Nestes percursos uma distracção pode ser fatal e pois bem...começei a olhar para as vistas do percurso e quando dei por mim, estava escangalhado no chão a pensar que já não ia votar de tarde...
Não foi nada de grave...felizmente e toca a montar de novo na minha Zesta [nome carinhoso com que o meu irmão a baptizou] e siga para a meta que já não tardava.
As pernas já começavam a acusar o ritmo e os km percorridos em alta rotação. Já cheirava a Porco no espeto! Chegados á meta a cara era de satisfação...e de cansaço. Muito cansaço e pernas com musculos atrofiados.
Foi ja a caminho de casa que me lembrei de ir votar. Votei Fernando Nobre e fiz parte dos 15% que não queriam fazer destas eleições uma alegre cavaqueira....mas fui derrotado. Tou cansado, tou todo partido, mas pra semana tou lá outra vez...num monte, numa serra, numa montanha perto de mim!
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Burrice não paga imposto...mas devia.
Confesso que as vezes [é raro] fico frustrado. Eu explico.
Sinto-me impotente quando digo alguma coisa e o destinatário não percebe, não quer perceber, ou é mesmo alguém que devia pagar o tal imposto.
A escrita tem destas coisas. Por vezes não somos claros ou os outros não lêm aquilo que escrevemos.
Normalmente temos a mania de achar que temos razão e nem paramos pra pensar se efectivamente a temos ou não.
Chega de voltas. Destino:Facebook.
Motivo: troca de posts com uma defensora acérrima de uma empresa de transportes do norte.
Não vou dizer o nome pois não quero que se torne num caso tipo a En si tel...mas quem quiser procurar tá a vontade de cuscar. começa por M..e termina em etro. E é do porto....por favor digam-me que chegam lá...
O que me chateia nessa troca de posts é que a Empresa onde registei o meu desagrado assiste á troca de posts e não faz nada. Vi já varias reclamações e essa funcionária tem sempre resposta pra tudo. Para ela a Empresa onde trabalha é um mundo e até esse ponto eu acho bem. Mas ela ainda não percebeu é que está a enterrar a imagem da empresa onde trabalha. Ainda não percebi se essa empresa é tão tapada que ainda não tenha percebido isso.
Qualquer empresa que esteja no facebook deve zelar por fazer uma triagem da informação que lá escrevem as pessoas....e aproveitar para perceber o que a empresa esta a fazer bem ou mal. E o que deve mudar...ou não.
Se eu agora me desse uma coisinha má na cabeça ia para a pagina da empresa onde trabalho e começava a desencar naqueles que ousassem sequer reclamar...ia ser bonito..ou melhor...acho que teria de começar a procurar emprego...
Quem está responsavel por gerir a página é que deve responder e para isso deve ter a formação adequada.
Para mim a troca de posts ja terminou e nem sequer me vou dar ao trabalho de responder a mais nada. Mas vou voltar a reclamar quando achar que não estou a ter direito ao serviço pelo qual paguei.
Será que tá mesmo alguém daquele lado?
http://www.facebook.com/home.php#!/pages/Metro-do-Porto/89851776962
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Quero adormecer...
Marca-me todos os dias com a tua presença, deixa que faça parte do teu mundo. Deixa-te ser o teu Mundo.
Deixa-me sentir saudades tuas, deixa que sinta ciúme, deixa que sinta paixão, deixa-me ser teu.
Quero adormecer, sem pensar, só adormecer.
Tira partido de mim, absorve-me, não tenhas medo. Deixa-me absorver-te, deixa-me tirar partido de ti ,sem medo.
Tu conheces cada detalhe de mim e sabes como despertar o meu olhar na tua direcção. Quero segurar-te e prender-te por todo o tempo que conseguir num abraço que não termine. Não me perguntes como vou ter força, como vou conseguir porque eu sei que consigo...abre apenas os teus braços sempre que eu chegar...
Deixa-me adormecer...contigo.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Mourinho!
Mourinho é uma pessoa que vê muito á frente no futebol e na psicologia. Não se trata apenas de perceber de bola, mas tambem de conseguir criar equipas, motivar jogadores e conseguir ganhar Titulos.
Não sei quantos titulos já ganhou e nem isso é agora importante. Importante é realçar que por onde passou deixou a sua marca e nada ficou indiferente á sua passagem.
Eu costumo dizer a brincar que sou 95% portista e os outros 5% sou adepto das equipas do Mourinho. Mas realidade até não ligo muito ao futebol. Habituei-me a ver no Mourinho enquanto treinador do Porto um lider que sabia o que queria e acima de tudo que sabia como o conseguir.
Quando no Porto ganhou o que havia pra ganhar nada o poderia parar. Se com um orçamento razoável tinha conseguido ganhar tudo... quando se transferiu para o Chelsea e se apanhou com um orçamento milionário só poderia continuar na rota das vitórias ou talvez não. Pairava e continua a pairar a dúvida pra alguns. Portugueses inclusivé. Mas provou que o caminho que tinha iniciado no Porto não tinha sido por acaso e voltou a ganhar em Inglaterra. Começava a ganhar o reconhecimento do mundo do futebol. Mas não chegava. Novo projecto no Inter [ e lá mudei outra vez de clube] e neste caso foi o derradeiro teste de Mourinho. Pegou numa equipa que ninguém dava nada por ela e conseguiu ganhar outra vez...tudo!
Só não ganhou mais porque saiu de itália e foi mostrar aos nuestros hermanos o que ainda lhe falta fazer.
No Real Madrid está onde qualquer treinador ambiciona estar e vai continuar a ganhar....
Resta-me agradecer ao Mourinho ter recebido este prémio e ter discursado em português. Será que agora vai ser unânime este reconhecimento? Mourinho acaba lá com os teus projectos e vem treinar a Selecção Nacional...pois acho que se alguma vez vamos ser campeões europeus ou do mundo..será contigo.
Gosto de ver a bola e pára aí.
Desde que o Porto ganhe...e o mourinho não me faça andar sempre a trocar de equipa.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
As eleições vistas por alguem que não acredita em politica...
Ainda me recordo de um episodio flagrante em que a minha filhota chegou a casa e me disse que eu devia tambem votar no amigo dela Valentim porque ele na escola dela lhe tinha oferecido um fato de treino....a partir desse dia passei a saber como " comprar " a minha filha....
Mas mudam-se os tempos e a politica mantem-se igual.
Corrupta. Sem credibilidade e pior que tudo isso...sem rumo.
Na ordem do dia estão as eleições para a Presidencia da Républica e não é que os candidatos teimam em não saber o que é um Presidente da républica?
Eu já me decidi.
Risquei o Alegre da minha lista depois de tambem ter já riscado o Cavaco.
Em principio vou votar no Fernando Nobre. Digo em principio, porque o voto é secreto e porque até as eleições muita tinta ainda vai rolar com bpns e bpps á mistura. Pelo menos o Fernando Nobre tem 2 coisas a favor dele. O nome e o facto de não ser politico. Tal como uma reportagem que li onde ja afirmava isso mesmo, Portugal não deverá ter nos próximos anos outra candidatura tão sincera honesta. basta não ser politico.
Se pensarmos bem, um Presidente da Républica terá de ser acima de tudo alguém que possa dar a cara por Portugal e ok..tambem é preciso que tenha uma caneta que consiga ser justa. E se me perguntarem se o Fernando Nobre tem capacidade pra ser presidente eu respondo que sim acho que é a melhor solução de entre os candidatos a votos.
Quanto a politica já disse o suficiente. Vou tratar de negociar bem a minha crónica para que quando me candidatar um dia a presidente da junta de miomães não me possam perguntar porque motivo aceitei um chequezinho deste ou daquele....
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
E tu? Também Bufas?
Pois é...detesto pessoas que bufam! Em todos os sentidos!
E hoje o dia foi fertil em bufadores. Muitos de vós não fazem a minima ideia do que estou a falar...mas eu explico....
É extremamente desagradável estar a trabalhar e estar constantemente a interromper o racionicio para com o meu cliente só porque alguém se lembra de bufar.... E bufar....e bufar...
E por isso mesmo, a pergunta do dia é mesmo essa. Tu tambem bufas enquanto esperas pela tua vez?
Há muitas formas de ocupar o tempo enquanto se espera. E se por momentos respondeste que sim á minha pergunta, vou dar-te algumas dicas....Bufar é feio. Andar ás voltas feito barata tonta também não é melhor....e se tiveres sapatos que façam barulho ainda agravas mais o problema. Tirar pelos do nariz também não é boa ideia...parece mal e a pessoa que te atender quando chegar a tua vez depois nao te vai apertar a mão.
Por isso...aguarda calmamente a tua vez....se possivel em silencio e sem bufar. E por falar em bufar, existem varios tipos de bufantes...aqueles que bufam tipo um bocejo que parece que não acaba e que se péga a toda a gente; há os que bufam tipo um espirro que deitam logo a bufadela toda cá pra fora; há aqueles que bufam tipo assobio que são os que mais irritam pois fazem dos bufos uma melodia...e ainda há aqueles que não sabem bufar... parece que lhes meteram um cigarro na boca e toca a bufar a torto e a direito. Fumar também é feio, mais isso fica pra outro post!
Um apelo vos deixo...não bufem! Pela vossa saúde!
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
senti necessidade...
E hoje o tema inaugural esta relacionado com o ano novo.
Apesar de nao ter pedido nenhum desejo ao bater das 12 badaladas, nao ter subido pra cima de nenhuma cadeira, nao ter uma valente de uma nota de 500 aerios na mao,o ano começou mesmo...ainda tentei fazer a minha parte mas nao resultou.
Agora resta-me fazer a minha parte pra que este ano passe rapido...mas acho que nao vai ser facil a julgar pelos aumentos que ai estao. Nao consigo perceber porque e que tudo aumenta no ano novo. Mas que raio...que culpa e que tem o novo ano?
Se resultasse ate criava um grupo no facebook com montes de pessoas contra o inicio do ano novo...vou pensar nisso ao longo dos 360 dias que faltam para o enterro...
Pra terminar este primeiro post em grande nao podia deixar de referir vou tambem eu pedir uns aumentozitos a minha maneira. Vou pedir que o meu banco me aumente a taxa de juro pro dinheiro que tenho la a render, vou pedir que o meu patrao nao se esqueça que a inflaçao vai subir 2,2 pp, e por ultimo vou agradecer ao governo e a todos os aldraboes da mesma especie o facto de portugal estar no fundo do poço.
Enganam-se aqueles que pensem que ja vou começar a meter aqui a politica ao barulho...meus amigos...este e um blog serio.










